15 de março de 2012

Sociabilizar é bom


Happy hour, balada, jogo de futebol ou qualquer outro momento especial: nessas ocasiões, nada melhor do que você se sentir fazendo parte da turma, interagir, estar no mesmo pique de todos. Geralmente, nessas ocasiões, o que te deixa mais solto e descontraído? Um suco? Um café? Uma cerveja? Claro que você respondeu que é a cerveja!

Há quem não seja um bebedor nato. Mas mesmo esses concordam que na hora de reunir a turma para se divertir, é imprescindível que se tome alguns copos de chopp para acompanhar o pessoal, se soltar, rir, falar bobagens, jogar conversa fora, se descontrair e se tornar mais próximo do seu companheiro de mesa de bar. Às vezes se tornar até mais íntimo... Por que não?

É claro que não chego ao ponto de dizer que é só estando “altinho” que alguém toma coragem para dizer ou fazer algo. Mas é certo que a cerveja ajuda a pessoa a se libertar do comportamento padrão, a mostrar a sua opinião sincera, pois ela fica desvestida de uma timidez que pode atrapalhar no dia a dia. Nesses momentos de pura e gostosa sociabilização, a pessoa se mostra sem as reservas que normalmente ela teria se não estivesse bebendo. Ela não se torna outra pessoa, mas sim, está podendo ser verdadeira por causa do efeito do chopp, que some com os seus freios sociais e lhe permite descontrair e ser como ela tem vontade, sem se preocupar com o que os outros vão pensar.

O professor Jason Kawall, no livro Cerveja e Filosofia, defende a importância do álcool na sociabilização e formação de amizades. As histórias compartilhadas tanto no momento em que se bebe, quanto depois da bebedeira (aqui, ele defende aquelas histórias engraçadas dos dias de exagero), moldam a amizade, fortalecendo os laços. Para ele, dividir um café é um gesto de uma aproximação formal, enquanto um convite para cerveja é a abertura para uma intimidade maior. Todos já ouviram a célebre frase: “nunca fiz amigos bebendo leite”.
Personalidades das mais diversas se rendem ao prazer que a cerveja proporciona. Eis as suas frases:
 “Você pensa que o homem precisa de regras; ele precisa é de cerveja.” – Henry Miller
“Nunca vi boa amizade nascer em leiteria.” – Vinicius de Morais

“Para que qualquer país seja considerado um país, ele deve ter uma força aérea, um time de futebol e uma cerveja. Pode até não ter uma força aérea ou um time de futebol, mas tem que ter uma cerveja.” – Frank Zappa

“Cerveja é a prova de que Deus nos ama.” - Benjamin Franklin

Dizem que, talvez, as melhores ideias nasçam nesses momentos de bebedeira. Então, se entregue a alguns momentos de birita. Você irá ganhar, no mínimo, um amigo, e no máximo, uma bela gozação no dia seguinte.  Tudo bem. A ressaca moral será coletiva.



Nenhum comentário:

"A Felicidade só é real quando é compartilhada."
(Christofer Mccandles)